quarta-feira, 9 de setembro de 2015

This is Halloween : A Origem do Halloween → Tradições de Halloween em Todo o Mundo



Halloween
A Irlanda é o berço do Halloween, há mais de 2500 anos que este dia, em que é feriado nacional, é comemorado como um verdadeiro dia de Carnaval com miúdos e graúdos fantasiados e brincando na rua.
No Brasil, o Halloween é conhecido como o “Dia das Bruxas”. Reza a lenda que as bruxas se reuniam apenas duas vezes ao ano, durante a mudança de estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro.
Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam numa festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas lançavam maldições e feitiços sobre qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno. De acordo com uma superstição, para as encontrar era necessário colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Desse modo, e somente desse modo, você veria uma bruxa.
No México, o Halloween tem origem no Dia dos Mortos, conhecido por algumas religiões como Dia dos Finados ou Dia de Todos os Santos, uma celebração com mais de 3000 anos de história.
Seja no México ou em outros países, a celebração do Dia dos Mortos ou Dia das Bruxas, é um costume popular em que cada pessoa celebra em sua própria maneira. Por exemplo, em algumas regiões do México, as pessoas foram adotando costumes estrangeiros, como vestir-se como um determinado personagem, embora não tenha nada a ver com um símbolo de terror.
“[…]Enquanto os mais velhos, em muitas partes do México, ainda honram seus mortos, por meio de uma prática ritualizada que inclui uma festa e uma visita ao cemitério, em algumas comunidades muito tradicionais (certos grupos Mayas, em Chiapas), as exigências práticas da vida dificultam às famílias a manutenção dos túmulos.
Quando chega o Dia dos Mortos, eles retiram as ervas e recolocam as cruzes nos túmulos que eles supõem pertencer a seus parentes. A aproximação basta; a intenção, mais do que a observância estrita, tem a fazer. Em outras áreas, crianças podem gostar do Dia dos Mortos porque este coincide com as festividades do Halloween e suas brincadeiras[…]” Diana Taylor (2008) - http://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/view/10/9
Nos Estados Unidos da América, o Halloween é conhecido pelo famoso dito “Trick or Treat”, ou em português, “Gostosuras ou travessuras”.
O Halloween é muito celebrado nos Estados Unidos, a 31de outubro, e é uma herança dos festejos celtas. Nesta data geralmente os adultos deixam junto às suas portas sacos com doces, mas caso isso não aconteça é preparada uma travessura para quem abrir a porta.
Em muitas partes da Grã-Bretanha e Irlanda também chamam Halloween àquilo que costumava ser conhecido comoMischief Night, que significava que as pessoas estavam livres para vaguearem pela vizinhança fazendo partidas e maldades sem medo de serem punidas.
“Enquanto milhares de pessoas em vários países usam abóboras e esqueletos para comemorar o Halloween, druidas da Floresta Charmwood, inspirados por religiões ancestrais, celebram a festa pagã de Samwayne.
Vestidos a rigor, eles bebem hidromel, dizem se comunicar com espíritos e celebram os mortos, além do fim de mais um ano. Para druidas, um instinto pagão do mundo natural e a chegada da escuridão inspiram as festas de Halloween no Hemisfério Norte”fabulasecontos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário